Cuidado de estômago
CUIDE BEM DE SEU ESTÔMAGO
Descanso para o estômago
“Tal como o coração necessita descansar, e entre um batimento e outro, tem momentos de repouso, o nosso estômago também deve desfrutar de momentos de repouso”. Saúde pela Alimentação 238.
A revista Vida e Saúde de nos oferece 15 dicas para um estômago sadio e saudável
- Hora de Comer: Faça três refeições diárias (desjejum, almoço e jantar) em horários regulares, observando um intervalo de cinco horas entre elas.
- Entre as Refeições: Não coma nada entre uma refeição e outra, deixe o seu estômago descansar. Tome água se tiver fome.
- Líquido e Certo: Evite comer ingerindo líquidos. Além de estimular o comer mais do que o normal, os líquidos prejudicam a mastigação e a digestão torna-se mais demorada.
- Devagar Também É Pressa: Procure alimentar-se devagar, mastigando bem os alimentos. Seu estômago não tem dentes.
- Hora de dormir: À noite, evite jantar como se fosse um almoço. Faça uma refeição leve, à base de frutas, pão integral, torradas. Não vá para a cama de estômago cheio, nem acorde no meio da noite para comer.
- Desjejum: Pela manhã é quando o seu estômago está melhor preparado para digerir alimentos pesados (ricos em proteínas e carboidratos, incluindo aí os cereais, feijões, ovos, etc). Esse almoço matinal dá ao organismo a energia necessária para as tarefas do dia. Experimente e você vai sentir a diferença.
- Fibras: Evite alimentos refinados. Inclua alimentos ricos em fibras em sua dieta. Elas ajudam a evitar câncer de estômago, normalizam o funcionamento do intestino e são benéficas no tratamento de ulceras e gastrites.
- Anti-inflamatórios: Cuidado com eles, pois geralmente irritam a mucosa do estômago, chegando a provocar gastrites e ulceras.
- Gorduras e Carnes: Dobradinhas, churrascos e feijoadas podem trazer muito desconforto. A dieta vegetariana é uma opção que não deve ser descartada por quem deseja ter mais saúde.
- Frituras: Fique longe delas. As gorduras saturadas que se originam no processo de fritura liberam compostos altamente cancerígenos. Seu estômago agradece.
- Condimentos: Assim como as frituras, os condimentos, picles, vinagre; são de difícil digestão. Use limão, alho azeite de oliva e pouco sal para temperar salada.
- Leite: Deve ser tomado com moderação, pois é estimulante da secreção acida do estômago e não ajuda no tratamento de doenças estomacais como se pensava.
- Refrigerantes: Prefira suco de frutas. Os ácidos das bebidas gasosas irrita o seu estomago e causam desconforto devido a expansão dos gases.
- Café: Ele também faz parte das bebidas que irritam o estomago. Tanto a cafeína como o açúcar, provocam mal-estar e irritações.
- Quente Demais ou Gelado: Ambas as temperaturas agridem o estômago. A temperatura ideal para ele é a ambiente.
Revista Vida e Saúde, junho de 2001, pp. 18-19.
“Cuidar da saúde em geral e do estomago em particular, não só consiste em proporcionar bons alimentos ao corpo, mas também em faze-lo da maneira certa”. Saúde pela Alimentação 238.
Partilhar com os amigos