Maleficios de açúcar na saúde

“O açúcar branco, hoje usado em quantidades muito elevadas e estimulado pelos governos e pela propaganda, é um perigoso aditivo que antes não fazia parte da dieta humana.

Se04acucargundo estudiosos, o açúcar é um agente cariógeno, determinando as cáries dentárias pela formação de placas bacterianas no sulco gengival e pela retirada do cálcio dos dentes por vários mecanismos, sejam locais ou através do próprio sangue. Mas não é nos dentes que o açúcar tem a sua ação mais perigosa. Da forma abundante como é consumido, ele determina a perda lenta de cálcio nos ossos e magnésio, além de drenar as importantes vitaminas do complexo B. Vida Plena e bem-estar

Na revista Saúde & Lar de Março de 2012 lemos:

“Doce veneno”

“Grande numero de pessoas não acredita nos malefícios causados pelo uso do açúcar refinado. Ao atingirem a meia-idade, problemas como sangramento das gengivas, dificuldade de cicatrização apos cirurgias, a falta de dentes e doenças cronicas vão manifestar-se com mais intensidade.

Desde a infância, muitos acostumaram-se paulatinamente ao consumo de açúcar. Chegam a achar que não faz mal nenhum. A historia de açúcar está relacionada com o regime de escravatura. Quando os colonizadores descobriram que o produto  refinado da cana- de- açúcar era economicamente forte e desejável, houve uma verdadeira guerra pela sua produção, isso deu inicio da utilização da mão-de-obra escrava.

Antes de ser produzida em larga escala, o açúcar era considerada uma droga com poderes medicinais semelhantes aos do ópio (do qual hoje temos a morfina). Mas percebeu-se que as pessoas que mais consumia açúcar refinado, como os ricos e os filhos dos proprietários de armazéns, ficavam mais doentes e a sua urina tinha um cheiro adocicado. Era o começo da descoberta de uma doença que não existia até então: a Diabetes.

Por volta de 1800, aproximadamente 5 kg de açúcar refinado era consumido por pessoa por ano. Hoje, calcula-se que esse consumo tenha chegado a 100 kg. Isso torna-se impercetível porque ocorre através de refrigerantes, café, pão molho de tomate, iogurte, até bolachas de água e sal. Não é de admirar que se tenha chamado ao açúcar “o fantasma branco”.

Devemos salientar que, atualmente que parte dos problemas de saúde se deve ao consumo de açúcar refinado. A razão disso é que, ao ser refinado, são removidos todos os elementos benéficos, como o ferro e o cálcio, que havia no suco da cana. No entanto para que o açúcar seja metabolizado, esses elementos são necessários e, na ausência deles, os mesmos são retirados aos dentes e aos ossos.

Lamentavelmente, a industria tira toda fibra, vitaminas e minerais que existem nos alimentos, e depois “enriquece-os” a seu bel-prazer, levando as pessoas a comprá-los sem que percebem que foram prejudicados”. Lisany Manfrin Contrera, revista Saúde e Lar

A serva do SENHOR, a mais de cem anos já tinha dito sobre os alimentos refinados quando disse: “Satanás reuniu os anjos caídos a fim de inventar algum meio de fazer o máximo de mal possível à família humana. Foi apresentada proposta sobre proposta, até que finalmente Satanás mesmo imaginou um plano. Ele tomaria o fruto da vide, também o trigo e outras coisas dadas por Deus como alimento, e convertê-los-ia em venenos que arruinariam as faculdades físicas, mentais e morais do homem, dominariam de tal maneira os sentidos, que Satanás teria sobre eles inteiro controle“. EGW, Temperança, pág. 12.

Falando sobre açúcar branco, ela disse: ” Açúcar não é bom para o estômago. Causa fermentação, e isto obscurece o cérebro e ocasiona mau humor”. Manuscrito 93, 1901.
“Em geral, usa-se demasiado açúcar no alimento. Bolos, pudins, massas folhadas, geleias e doces são causa ativa de má digestão. Especialmente nocivos são os cremes e pudins em que o leite, ovos e açúcar são os principais elementos. Deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos”. A Ciência do Bom Viver, págs. 301 e 302.

Precisamos de açúcar refinados para viver e ter energia? Não. As frutas e os alimentos integrais já contém o açúcar de que precisamos. Este é libertado adequadamente na nossa corrente sanguínea. Quando ingerimos açúcar refinados, há um aumento de energia seguido de uma queda brusca que leva ao cansaço, ao esgotamento e a depressão. Há evidências e provas quanto aos malefícios que o açúcar refinado tem causado aos seus consumidores.

por exemplo “o consumo abundante de açúcar branco (sacarose) relaciona-se, em diversos estudos epidemiológicos, com seguintes tipos de câncer:

  • câncer do cólon
  • câncer de estomago
  • câncer do colo do útero”

Dr. Jorge Pamplona Roger, A Saúde pelos Alimentos pág. 363

É curioso saber que uma pessoa não necessita de nenhum açúcar branco, pois, a alimentação comum fornece toda a glicose necessária às necessidades orgânicas.

Partilhar com os amigos

Artigos Relacionados