O plano de salvação
“Provocando a desobediência de Adão e Eva, satanás tornou príncipe deste mundo e vai levar todos os seres humanos, descendentes de primeiro casal, numa perturbação impondo lhes um jugo implacável do pecado. O pecado vai gerar sofrimento e sua última consequência, a morte”. E a condição humana piorou depois da queda de Adão, e o pecado amparou-se a tal ponto o coração do homem que mudou a sua natureza.
Mas, o Criador nos ama independentemente de o que somos, de o que possuímos ou que temos feito, Ele nos ama. As vezes perguntamos “porque tanto sofrimento se Deus ama sua criatura”? (isso vimos na lição passada “origem do mal” que o sofrimento humano nunca foi da vontade de Deus) ou como posso andar justamente diante de Deus? Já fiz tantas coisas más, como posso livrar do meu passado? Como posso ser salvo? Nesta lição vamos estudar a resposta que a Bíblia nos dá acerca de tudo isso.
Como já vimos, depois que o pecado entrou no mundo, a natureza humana mudou, e tornou oposta a vontade divina, e o homem passou a ter medo de Deus, a fugir da presença de Deus, Gênesis 3: 8, 9. A separação de Deus trouce a incerteza, o sentimento de culpa, maldade etc…, Lemos em Gênesis. 6: 5 e 6 “Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração”. (Deus sentiu mal, triste, magoado não porque não podia fazer nada, mas porque o homem separou-se dEle tornou mau e passou a sofrer, seus pensamentos continuamente maus. É como que Deus não podia suportar ver o sofrimento humano, e isso lhe pesou no coração porque Ele ama os homens).
Apóstolo Paulo, em Romanos 5: 12, diz “ Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”. Ver também Efésios 2: 3; 4:17 e 18; 1Coríntios 2: 14; Romanos 7: 15 – 19, 23, 24
Pode o homem mudar sua natureza e tornar justo?
Jeremias 13: 23 “pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas malhas? então podereis também vós fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal.”
Jesus, a única saída para salvação da humanidade
“A morte passou a todos os homens porque todos pecaram”. O homem não poderia jamais escapar dessa situação, sem a intervenção divina. Que fez Deus para livrar/salvar os homens da morte?
Jesus entregou-se a Si mesmo como oferta em sacrifício a Deus, para aniquilar a dívida de homem para com Deus. João 3:16; 1Timóteo 1:15; 1Coríntios 15: 3. João 3: 14, 15
Ao morrer sobre a cruz, Jesus o Justo, pagou por nós a culpa dos nossos pecados. Transferiu sobre si o castigo que a humanidade devia sofrer. 1Pedro 2: 24; Isaías 53: 5, 6. Assim a salvação é unicamente por intermédio de Cristo Jesus não por nossos méritos Efésios 2: 8, 9; Gálatas 2: 16.
Jesus Cristo morreu, e com sua morte pagou a dívida da humanidade, adotou-a como filhos de Deus para lhes garantir a salvação, e entrada no Reino eterno de Deus.
CHARLES GERBER, Les sentiers de la foi, pag. 169