Dicas e Orientações Saúde com qualidade 

Repouso

O Criador de todas as coisas sabia  que a humanidade teria a necessidade de descanso para seu bem-estar e sua saúde, por isso , Ele criou um dia de vinte quatro horas doze horas no dia e doze a noite para o homem descansar do seu labor e repor as energias despendida durante o labor. “Durante um dia de trabalho e atividades toxinas acumulam em nosso sistema que não podem ser imediatamente jogado fora. Essas toxinas produto de fadiga conhecido como cansaço no final do dia. Dormir dá ao corpo tempo para expulsar residios e fazer reparos”. Dr. Sang Lee

 

REPOUSO, UM REMÉDIO NATURAL

Pesquisas indicam que numa cidade de porte médio para cima, 70% da população dorme mal, acarretando situações de mau humor diurno, dor de cabeça e indisposição, além da baixa produtividade e riscos de acidente.

A falta de repouso pode gerar o medo. E o medo crônico, ou angústia, afeta a saúde.

Repouso Adequado: A resolução de certas infeções em animais está associada ao adequado sono de ondas lentas, ao passo que mais curtos períodos de privação de sono estavam vinculados com diminuição dramática da defesa imunitária, o que vem mostrar que o repouso é aconselhável para pessoas que tenham excesso de trabalho. O descanso, a liberação de tensões, são essenciais à restauração da saúde.

Para os que estão cerebralmente fatigados e tensos devido ao trabalho contínuo e restrita limitação do ambiente, uma visita ao campo, onde possam passar momentos simples junto à natureza, é muito salutar, diz White. Caminhar pelos campos e matas, apreciando o cântico dos pássaros, e os regatos a correrem, são uma forma salutar de restabelecimento das tensões diárias.

A recreação e o descanso são os melhores remédios para a mente e o corpo cansados. O tempo aconselhável de sono é de 7 a 8 horas cada noite. Aprender a relaxar-se também é uma prática recomendável. O sono é um ciclo regular de decréscimo de atividade física e que também altera as funções cerebrais tornando a pessoa relativamente insensível ao que se passa no mundo exterior.

Os cientistas não sabem exatamente a razão pela qual precisamos dormir, mas afirmam que certas substâncias químicas estão ligadas ao processo do sono. Um padrão satisfatório de sono, depende do montante dessas substâncias no organismo.

O sono profundo e repousante, depende da presença, no cérebro, de uma substância chamada serotonina, cuja quantidade insuficiente pode inibi-lo. Algumas drogas podem baixar o nível de serotonina e causar insônia.

O repouso satisfatório corresponde à alternância de diferentes níveis do sono, que vão do sono leve ao profundo, muitas vezes durante a noite. Para ir de um a outro nível, gasta-se de 90 a 100 minutos. Uma pessoa passa de cinco a seis vezes por esse “ciclo” a cada noite.

A insônia: pode ser definida como a dificuldade para adormecer ou para se manter dormindo, podendo estar associada à depressão, uso de determinados medicamentos, horário irregular de trabalho, problemas de saúde ou aborrecimentos em geral. Aconselha-se que para evitar situações noturnas de insônia, que se evite trabalho cerebral à noite, preocupar-se com problemas de difícil solução ou temas que produzam emoções fortes no horário noturno (excesso de raiva, alegria, preocupação).

Hábitos que auxiliam a dormir bem: 

  • Deitar-se bem sempre à mesma hora com música suave e leitura não excitante; 
  • Executar suficiente trabalho físico que justifique cansaço ao deitar; 
  • Quarto bem ventilado, paredes com cores sedantes, sem fortes correntes de ar; 
  • Cama confortável, roupa de cama adequada à temperatura, pés aquecidos; 
  • Relaxar os músculos, deixar-se estar pesadamente sobre a cama, relaxar lábios, maxilar, costas, abdômen e membros inferiores; 
  • Evitar alimentos de difícil digestão a noite; 
  • Evitar compostos que contenham cafeína (café, mate, chá preto, coca-cola, guaraná) e todas as bebidas alcóolicas; 
  • Evitar sestas prolongadas após o almoço; 
  • Banho morno ao deitar; 
  • Consultar um médico e abster-se de medicamentos que reduzam o sono, por sua conta e risco. 
  • Consciência em paz com Deus. 

A recreação e o descanso são os melhores remédios para mente e corpo cansados. O tempo aconselhável de sono é de 7 a 8 horas cada noite. Aprender a relaxar-se também é uma prática recomendável. Pr. Marcelo Augusto de Carvalho

disse Jesus aos seus discípulos:  “Venham! Vamos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco”. (Marcos 6:31)
O repouso é necessário e faz parte dos remédios de Deus para que tenhamos saúde. Ele foi ordenado por Deus, que conhece a estrutura humana e sabe o que necessitamos. O sono é a forma mais comum de descanso e é mais que um intervalo entre um dia e outro. É uma medicina preventiva. Salmista diz “Quando me deito, durmo em paz, pois só TU, ó Senhor, me fazes viver em segurança.  Salmo 4:8

Partilhar com os amigos

Artigos Relacionados