Redenção 

Aquieta-te, isso vai passar

Aquieta-te, isso vai passar

Nessa vida toda gente sofre. Grande, pequeno, rico, pobre, livre, escravo, crente, descrente, preto, branco, … todos, todos.

Quer creiamos ou não, todos enfrentamos inevitavelmente o sofrimento (em diversas formas) por causa de pecado que reina em nós, e que impõe de maneira implacável suas terríveis consequências que são a dor e a morte.

Cada um de sua maneira. Uns com mais intensidade, outros com “menos”. Uns que sofrem tendo esperança de ver dias melhores, outros sem “nenhuma esperança” (sem alternativa ou escape de saída) porque ou não conhecem o caminho por onde encontrar a consolação, a esperança, ou porque não querem abandonar a sua zona de conforto, o seu caminho e a sua vida pecaminosa. O que é certo, é inevitável o sofrimento.

Porque diz a Bíblia que a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou; … Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e suporta a angustia até agora; Romanos 8: 20,22

a criação ficou sujeita: o pecado do homem produziu consequências que alcançaram todo mundo. Quando o homem, centro da criação, foi desviada de seu verdadeiro curso, toda a esfera da qual ele era o centro foi afetada e ficou sob a sentença divina. Ver Genesis 3: 17-19

à vaidade: lit. Vaidade expressa ausência de finalidade, frustração, expectativa frustradas.

Geme: lamenta, lastima, chora, padece, …

Até agora: desde a entra do pecado e só vai terminar com a segunda vinda de Cristo. Então a criação foi sujeita ou submetida a frustração, perdeu o rumo, por isso padece, e é uma situação que só vai terminar com a segunda vinda de Cristo e estabelecimento de um novo sistema, ou novo mundo.

Podemos também ler em Gênesis 6: 11 e 12 onde a palavra de Deus diz assim:
“A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

O Senhor Deus proferiu esta palavra através do profeta Isaías dizendo: Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna. Por isso, a maldição consome a terra, e os que habitam nela serão desolados; por isso, serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão. Isaías 24: 5, 6.

A criação na verdade geme, lastima e padece por causa dos homens que transgridem ou desobedeceram às leis e aos mandamentos de Deus, por esta causa a maldição assola a terra.

Saibamos todos, que enquanto durar a vida nesta terra, e reinar o pecado haverá sempre calamidade, porque o pecado imporá sempre as sua consequências nefastas e obrigará ao seres humanos a viver em situações indesejadas.

Não estamos pois sem consolo

Deus promete uma vida melhor aos seus eleitos

A Biblia nos revela que Deus tem o controlo absoluto e que irá mover o leme da história segundo o seu divino propósito, que finalmente levará a erradicação do mal e ao estabelecimento do reino eterno de Deus. Onde reinará a paz e a felicidade para todo sempre conforme sua promessa “eis que faço nova todas as coisas” Apoc. 21: 5; e apóstolo Pedro nos diz: “Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça” 2Pedro 3: 13. O meu povo habitará em morada de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso Isaías 32: 18

É por isso que Jesus disse “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados” por causa de fardo de pecado e “eu vos aliviarei”. Tudo que Jesus deseja, é que sejamos curados ou sarados dos nossos pecados e que tenhamos vida nEle.

Devemos reconhecer a graça salvadora de Jesus, e como Bar Timeu clamar: “ Jesus Filho de David, tem compaixão de mim!” ou tem misericórdia de mim. Marcos 10:47

Tem compaixão de mim!” Porque somos todos pobres pecadores, miseráveis, incapaz de sair da condição que encontramos, desprezados, assentados no pó da terra deste mundo tenebroso.

Amados, Jesus não está interessado em aliviar superficialmente a seu sofrimento ou sua dor. Ele está interessado sim em sua completa restauração. Ele deseja tomar os nossos fardos do pecado porque o pecado nos ruina, nos degrada, nos debilita e nos priva da razão, nos faz sofrer.

 

Partilhar com os amigos

Artigos Relacionados