Redenção Sermão 

A maior necessidade

A Maior necessidade do homem

“Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 1Timóteo 1:15

Nessa vida toda gente sofre. Grande, pequeno, rico, pobre, livre, escravo, crente, descrente, preto, branco, … todos, todos.

Quer creiamos ou não, todos enfrentamos inevitavelmente o sofrimento (em diversas formas) por causa de pecado que reina em nós, e que impõe de maneira implacável suas terríveis consequências que são a dor e o sofrimento e finalmente a morte.

Cada um de sua maneira – uns com mais intensidade, outros com “menos”, mas, certo é que, é inevitável o sofrimento no seio da humanidade.

Porque diz a Bíblia que a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou; … Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e suporta a angustia até agora; Romanos 8: 20,22

a criação ficou sujeita: o pecado do homem produziu consequências que alcançaram todo mundo. Quando o homem, centro da criação, foi desviada de seu verdadeiro curso, toda a esfera da qual ele era o centro foi afetada e ficou sob a sentença divina, conforme está escrito: “…maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Ela te produzirá cardos e abrolhos*; e comerás das ervas do campo. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás. Genesis 3: 17b-19

*ele devia aprender por amarga experiência que a vida independente de Deus pode, na melhor das hipóteses, ser apenas uma vida de tristeza e aflição. Ver também Isaías 24: 5, 6.

Sujeita à vaidade: lit. Vaidade expressa ausência de finalidade, frustração, expectativa frustradas.

Geme: lamenta, lastima, chora, padece, …

Suporta a angústia até agora: desde a entrada do pecado e só vai terminar (a quando de restauração de todas as coisas) com a segunda vinda de Cristo. Então a criação foi sujeita ou submetida a frustração, perdeu o rumo, por isso padece, e é uma situação que só vai terminar com a segunda vinda de Cristo e estabelecimento de um novo sistema, ou novo mundo.

Saibamos todos, que enquanto durar a vida nesta terra, e reinar o pecado haverá sempre calamidade, porque o pecado imporá sempre as sua consequências nefastas e obrigará aos seres humanos a viver em situações indesejadas.

Hoje mais do que nunca, constatamos um avanço exponencial da ciência e tecnologia, e grandes economias acumulado em vários países do mundo. Testemunhamos e reconhecemos o grande esforço científico que está sendo feito em vista de “solucionar” a aflição da humanidade. Escutem bem, enquanto durar a vida nesta Terra, e reinar o pecado, continuaremos a ter, tristeza, aflições, morte… porque a maior necessidade do homem é de um Salvador, um Libertador que nos libertará do pecado e das suas nefastas consequências.

Necessidade

É neste sentido, que apóstolo Paulo, nos diz: “Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 1Timóteo 1:15

Salvar os pecadores: do sofrimento e da destruição eterna.

O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; (ver Lucas 4:17-20); a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram;

Jesus Cristo o Salvador, preenche todas as qualificações daquele de quem necessitamos tão desesperadamente”. Deus no mundo real, 33

Ele disse: …eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. João 10:10

É por isso que Jesus disse “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados” por causa de fardo de pecado e “eu vos aliviarei”. Tudo que Jesus deseja, é que sejamos curados ou sarados dos nossos pecados e que tenhamos vida nEle.

Alguém escreveu: “Se a necessidade fosse econômica, Deus teria enviado um Ministro da Economia. Se fosse segurança, Deus teria enviado um Chefe de Polícia. Se fosse um emprego melhor, Deus teria enviado um Ministro do Trabalho. Se fosse saúde, Deus teria enviado um médico. No entanto, por entender que nossa maior necessidade é a de ter um relacionamento pessoal com Deus, Ele nos enviou um SALVADOR ETERNO”. Ele enviou o seu Filho unigénito para que quem nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna.

Seja quem for, desde presidente de república, reis das nações, seja ministros e governadores do povo até o mais humilde filho da nação, precisa de Jesus como Salvador de sua vida.

Para de pensar que é importante de mais, para de pensar que é autossuficiente, para de dar passos sem Deus! porque sem Deus cada passo, significa aumentar o problema na vida.

A maior necessidade de homem não é o trabalho, não dinheiro ou riqueza, mas, de Deus. Aceitemos pois a Deus que tem um melhor projeto para nós. … “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” Jeremias 29: 11

SCT

Partilhar com os amigos

Artigos Relacionados