Sinais de volta de Cristo
Os profetas Hebreus, o Cristo e os apóstolos predisseram os sinais na ordem natural (sinais na natureza) e na ordem humano (social, politico e religioso), devendo caracterizar a proximidade do fim do mundo e instauração de reino Eterno de justiça e de paz.
A Bíblia inteira resume na pregação de: Ele vem (O Messias vem), Ele veio (Nascimento de Messias) Ele virá (Segunda vinda de Cristo)
A pregação do AT era que o Messias vem, e o NT dá testemunho de sua vinda, e a gloriosa esperança que anima toda Bíblia de Gênesis a Apocalipse é ele virá outra vez.
Quando virá? Quais são os sinais que precedem a volta de Cristo?
A Bíblia Sagrada nos deixa bem claro sobre os sinais que precederão a volta de Nosso Senhor Jesus Cristo, e a consumação dos séculos.
Haverá sinais no mundo social, no mundo religioso, e no mundo natural
No mundo social e económico
No livro de Timóteo a Bíblia descreve as condições sociais antes da volta de Cristo. Como será?
“Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder”. 2Timóteo 3: 1- 7
Disse também Cristo, “E ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque é necessário que assim aconteça; mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares. Mas todas essas coisas são o princípio das dores”; Mateus 24: 6- 8, Lucas 21: 7 – 10
No mundo religioso
De outro lado, no mundo religioso, as pessoas não suportarão mais a verdade, mas buscarão caminho largo e palavra que lhes agradarão aos ouvidos “ Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas” 2Timóteo 4: 3, 4; haverá também muitos enganadores, falsos mestres ensinando as suas próprias palavras em nome de Deus; “Respondeu-lhes Jesus: Acautelai-vos, que ninguém vos engane. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; a muitos enganarão” Mateus 24: 4, 5;
Segundo as pesquisas, existem 9 grandes religiões dentre elas a religião cristã e dentro da religião cristã existe cerca de 40 mil denominação religiosas diferentes e todas dizem que ensinam verdade, todas pretendem ser de Cristo. Mas a advertência de Cristo é essa: “acautelai-vos que ninguém vos engane, porque muitos virão em meu nome”
Sinais de ordem natural
Falando de sinais de ordem natural, Jesus mencionou que haverá terremotos em vário lugares. E segundo estudo feito e publicado pelo Unesco e apresentado pelo professor da faculdade de ciência de Strasbourg, J.P. Rothé, entre 1953 a 1965 houve um total de 5 329 cismo, onde 2 750 terremotos de forte amplitude. De entre vários terremotos que ocorreu, o de Lisboa é conhecido como um dos principais.
“O terremoto de Lisboa acorrido em 1 de Novembro de 1755 não foi um mero tremor de terra. Até hoje ele permanece apontado nos almanaques e enciclopédias como um dos principais terremotos da historia terrestre”. Profecias de Daniel, Max Well.
E disse também que haveria outros sinais como “escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados”. Mateus 24: 29
Escurecimento de sol e Lua em sangue: 19 de Maio de 1780
Queda das estrelas: 13 de Novembro de 1833
Guerras e fomes: mais de 60 milhões de pessoas perderam vida nas duas grandes guerras mundiais. E existe bilhões de pessoas mal nutrido no mundo e milhares que morrem de fome.
No mundo político
A condição social, económico, político e religioso do mundo atual mostra claramente que estão se cumprindo o que foi predito por Cristo e pelos apóstolos e pelos profetas com respeito ao fim de tempo. “Uma verdadeira contradição entre o dizer e o fazer, entre a aspiração do povo quanto a paz e a fervoroso curso de armamento”. Les sentiers de la fois, pag. 100
Jeremias 9:8 uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu próximo, mas no coração arma-lhe ciladas.
Tessalonicenses 5:3 pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.
No mundo moral
Mateus 24 :37-39 Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem.
Lucas 17: 28 – 30 Como também da mesma forma aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os destruiu a todos; assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.
A serva do Senhor diz: “É chegado o tempo em que haverá no mundo tristeza que nenhum bálsamo humano pode curar. O Espírito de Deus está sendo retirado. Catástrofes por mar e por terra seguem-se umas às outras em rápida sucessão. Quão frequentemente ouvimos de terremotos e furacões, de destruição pelo fogo e inundações, com grandes perdas de vidas e propriedades! Aparentemente essas calamidades são caprichosos desencadeamentos de forças da natureza, desorganizadas e desgovernadas, inteiramente fora do controle do homem; mas em todas elas pode ler-se o propósito de Deus. Elas estão entre os instrumentos pelos quais Ele busca despertar a homens e mulheres para que sintam o perigo”. Profetas e Reis, pág. 277.