Estudos Bíblicos Queda 

A origem do mal

No nosso dia-a-dia, o que mais podemos observar é sofrimento, dor, pranto, choro, clamor e coisas semelhantes. Uma crise que envolve cada pessoa independentemente de raça, religião ou status social. Mas, qual é a causa desses males, que causam tanto sofrimento para a raça humana? “Alguns acreditam que Deus criou a natureza e os seres humanos para serem bons e maus”. Agora, como harmonizar um Deus de amor com a criação de homens bons e maus que resulta num mundo mau e sofredor? É Deus responsável pelo sofrimento humano?

A Bíblia, o livro inspirado por Deus para ensino e orientações dos humanos, nos dá a conhecer a origem do mal. No livro de Apocalipse, lemos que existe “milhões de milhões e milhares de milhares de anjos” criados por Deus Apocalipse 5:11. E esses seres, tinham compreendido que a felicidades deles dependia da obediência a vontade de Deus.

Um anjo criado, (cheio de sabedoria e formosura) que vivia mais próximo de trono de Deus, que se chamava lúcifer (que significa portador de luz) que liderava os anjos no Céu, corrompeu a sua sabedoria. Diz a Bíblia: “Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas (ou no brilho das pedras andavas). Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem” Ezequiel 28: 14, 15, 17. Ele desejou para si o trono de Deus,  e quis receber para si a adoração que rendido a Deus unicamente, então rebelou-se contra a autoridade do seu Criador. O profeta Isaías diz assim: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo“. Isaías 14: 12 – 14 ; sendo Deus o soberano e Todo-Poderoso criador de todos os seres, não podia deixar ser destronado por um anjo que Ele criou, então, “houve peleja no Céu, Arcanjo Miguel e seus anjos” contra os anjos que rebelaram contra Deus, Apocalipse 12: 7 – 9, e foram expulsos do Céu a terça parte dos anjos, todos vindo alojar-se na terra Apocalipse 12: 4 ” a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra… “. E na terra Deus já tinha criado o homem e colocado no jardim de Éden, o líder dos anjos caídos, foi tentar a Eva no jardim a través da serpente Gênesis 3: 1 – 5. Assim o pecado entrou na terra (no ceio da humanidade) e as consequências são vividas pela humanidade, porque o pecado passou a toda a humanidade. Deus nos revelou isso através do grande apóstolo Paulo em Romanos  5: 12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram”. Sem exceção todos estamos envolvidos nesta grande crise.

E o autor ou originador e responsável do pecado é o satanás que era um anjo criado sem nenhum traços de mal, mas que resolveu no seu coração corromper-se e semeou entre os anjos a sua ideia maligna e por fim sorrateiramente semeou no coração de Eva a sua semente e encheu o planta de toda sorte de mal e sofrimento.

Resumindo, Deus criou os anjos perfeitos, e um anjo que liderava o exército celestial usurpou o trono de Deus e houve peleja no Céu  e foram expulsos os anjos rebeldes que vieram alojar-se na terra. Eva foi tentada a transgredir a lei de Deus assim o pecado entrou no ceio da humanidade com todos os seus males.

Mas Deus não deixou os homens sem alternativa, Ele manifestou o seu amor revelando o pano de salvação para os humanos.

Partilhar com os amigos

Artigos Relacionados