Segredos de sucesso no casamento
Deus no centro, casamento de sucesso
Casamento é uma instituição de Deus. “Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Genesis 1:27. (… à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. JFA-RC Br)
Deus Criou Homem, e realizou o primeiro casamento da história humana e assim formou a família. Como autor da família, Deus ama a família; e para conservar a pureza matrimonial, Ele instituiu princípios que rege a vida na família para a felicidade da família:
- Deixar o círculo paternal: Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Genesis 2:24; A Bíblia não diz abandonar, mas deixar porque a família é um círculo sagrado.
Estas palavras expressam a mais profunda unidade física e espiritual de um homem e uma mulher, … não recomenda um abandono do dever filial e do respeito para com o pai e mãe, mas refere-se principalmente ao fato de que a esposas de um homem deve estar em primeiro lugar em suas afeições e de que seu primeiro dever e para com ela. Seu amor a ela deve exceder, mas certamente não substituir, o apropriado amor aos pais. CBA, vol. 1, 210
Deixar pai e mãe para contrair matrimônio não implica em abandoná-los. Humanamente falando, no matrimônio ocorre a junção de duas pessoas em um só corpo, porém, após a união, ambos, marido e mulher devem deixar o domínio dos pais, pois eram os pais que exerciam cuidado sobre ambos.
https://estudobiblico.org/o-misterio-em-deixar-pai-e-mae/amp/
deve existir “uma unidade de corpos, uma comunidade de interesses e uma reciprocidade de afeições. CBA, vol. 1, 210
“Há um círculo sagrado em torno de cada família, que deve ser preservado. Ninguém mais tem qualquer direito a este sagrado círculo. Marido e esposa devem ser tudo um para o outro.” EGW, O lar cristão cap. 27.
Marido e mulher devem viver dentro dos limites desse círculo; (amor, carinho, valorização, comunicação, privacidade, atenção, respeito, elogio); O círculo do lar deve ser considerado como um sagrado lugar, símbolo do Céu, espelho em que nos refletir a nós mesmos. Podemos ter amigos e associações, mas na vida do lar eles não devem interferir. Deve ter-se um forte senso de propriedade, experimentando-se sentimento de tranquilidade, repouso, confiança. Idem.
- Amor: Deus, através das escrituras disse: “maridos amai as vossas mulheres ” 5: 25; “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;” 1 Cor 13: 4 e 5;
O exercício do cuidado para com a esposa é sacrificial, e o marido deve ter a consciência de que tal cuidado é para que ela se apresente diante dele agradável, ou seja, deve ama-la como a seu próprio corpo. https://estudobiblico.org/o-misterio-em-deixar-pai-e-mae/amp/
- A submissão: Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Efésios 5:22
- Perdão: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Efésios 4: 32
- Fidelidade: do latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que confiável, honesto e verdadeiro.
Fidelidade é uma das características de Deus, (Fiel é Deus, … 1 Coríntios 1: 9; 2Timóteo 2: 13) e significa que Deus não desiste, não vira as costas, não abandona os seus filhos. Deus também espera que os seus filhos expressem fidelidade para com Ele e para com seu semelhante.
É certo que pode haver de vez a vez alguns desentendimentos dados que somos imperfeitos. Mas quando o amor é árbitro das nossas relações haverá sempre perdão e entendimento.
Que possam sempre cantar: “As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam”. Cânticos 8:7
SCT/NLB