Dicas e Orientações Saúde com qualidade 

O stress

CUIDADO COM O STRESS

 Reconheça os possíveis causadores do seu estresse. Há uma infinidade de situações que podem levar a esse estado; e elas variam para cada pessoa. Enumeramos algumas delas a seguir:

 Trabalho/profissão. Caso você esteja desempregado, ou trabalhando sob circunstâncias que não lhe satisfazem, está certamente sob estresse. Reavalie sua situação. Entre as causas de insatisfação no trabalho estão a monotonia e a falta de progresso ou perspetivas. Isso é determinado pela nossa própria atitude. Muitos estão perdendo o emprego porque o trabalho que realizam tornou-se desnecessário. A profissão de ontem, não é, talvez, necessidade atual. Busque outros caminhos. Construa o seu próprio futuro.

 Falta de lazer. Um dos maiores estressores é a concentração constante em uma só atividade. Um dia, cada semana, que nos afaste do trabalho nos fará bem para o perfeito equilíbrio da mente. Além das férias anuais de 30 dias.

 Alimentação. Excesso de açúcar, café, carnes, frituras e gorduras costumam ser maus alimentos, causadores de estresse, já que afetam negativamente o sistema nervoso. Por outro lado, frutas, legumes, verduras, grãos integrais são ótimos para quem trabalha muito com a mente. É importante ter horas certas para comer e não comer muito à noite.

 Sedentarismo. Andar, correr, nadar, praticar esportes, ou qualquer outra forma de atividade física é imprescindível para o equilíbrio mental. Recomendamos a prática diária de exercícios físicos.

 Relacionamento conjugal. Relações conjugais estáveis, onde existe harmonia, são fundamentais para evitar o estresse. Problemas conjugais são fonte permanente de estresse. Estudos revelam que pessoas casadas, mas que se percebem como solteiras (independentes) não gozam de boa saúde.

 Filhos. Os filhos podem ser uma fonte de estabilidade ou de estresse. Um dos desafios dos pais é a aceitação de seus filhos. Quando educamos filhos, temos que ser realistas quanto às suas capacidades. Fatores hereditários e personalidade devem ser analisados, e não deveríamos esperar além do razoável. Imaginar os filhos como os melhores do mundo, cedo ou tarde, pode causar frustrações.

Citado por pr. Marcelo Augusto de Carvalho.

 

 

 

 

Partilhar com os amigos

Artigos Relacionados