Sermão 

O Reino de Deus chegou

O Reino de Deus Chegou

Isaías 56:1 Assim diz o Senhor: Mantende a retidão, e fazei justiça; porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça a manifestar-se.

Marcos 1: 14-15 E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.  Isa 56:1;

Examinado bem os Evangelhos, reparamos que a mensagem central de Jesus ou o foco da sua mensagem era o Reino de Deus. Mesmo Apostolo Paulo a sua mensagem era centrada no reino de Deus.

Para uma melhor compreensão, vamos até Génesis. Antes da criação do Homem, Deus preparou um paraíso com todas as condições necessária para a felicidade do Homem.

Tendo terminado a criação Ele disse: E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Gen 1:28

 Deus entregou a gestão do planeta terra nas mãos do homem que criou, mas infelizmente tudo isso foi entregue nas mãos do inimigo de Deus.

Lucas 4:6 E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser;

porque me foi entregue: quer dizer quando Adão pecou

Reino dos Céus vs reino das trevas

RT: onde reina dor, sofrimento, opressão, maltrato, indiferença, racismo, desprezo, etc… onde coisa é mais valorizada do que pessoa. Onde amor é trocado pelo ódio, dignidade é trocado pelo prazer e pela beleza. Onde reina injustiça; “onde o ladroes minam e roubam e traça e ferrugem consomem” em fim, tudo de ruim… Mateus 6: 19, ver também Gálatas 5: 19-21 

Chegando Jesus a esta Terra começou seu ministério com mensagem “o Reino de Deus está próximo, arrependei-vos”. O Reino dos Céus ou Reino de Deus é o Reino de Luz. Mateus escreveu “o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou”. Mateus 4:16

“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. … E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo”. Mateus 4:17, 23.

A mensagem de Jesus era as boas-novas do reino. Mas ainda nós estamos tão apegados às trevas, achamos o pecado tão gostoso, esse mundo tão agradável para viver que nem damos atenção a Cristo.

No final do seu ministério

Mateus 28: 18 – 20 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.  Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. ver Efésios 1:22;

 toda a autoridade me foi dada:

Jesus tem o poder de dar um nó a morte, já no novo Reino não haverá mais morte. Também nem dor e sofrimento porque tudo isso é consequência do pecado. E o pecado será extinguido para sempre. O originador do pecado será extinto para sempre

Apesar das suas limitações da carne, durante o seu ministério na terra Jesus manifestou a sua autoridade para curar, até de subjugar e expulsar demónios e até de perdoar pecados. Mateus relata o seguinte: E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Mateus 4:23.

Veio Jesus para vindicar o carater de Deus e também resgatar o reino das mãos do inimigo de Deus. Ele percorria toda cidade, aldeias e povoados para levar alívio as almas. Quando chegou anunciou o reino de Deus.

 Colossenses 1:13 Ele nos tirou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,

Libertou: lit. significa: Remover, resgatar

Império: lit. significa: autoridade, do reino do mal onde o príncipe das trevas preside como tirano impiedoso.

Gal 1:4 Cristo entregou-se pelos nossos pecados para nos arrancar deste mundo mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

Gal. 1: 3, 4 graça e paz, da parte de Deus Pai e da de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos arrancar deste mundo mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai, (Versão católica). A vontade de Deus é de levar deste mundo mau para seu Reino. E Jesus Cristo disse que seu Reino não é deste mundo, (seu domínio não deste mundo)  “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo…”; John 18:36. O reino que Jesus estabeleceu não tem aparência visível, mas é uma realidade no coração daqueles que creem nEle e se tornam filhos de Deus.

Por isso apóstolo Paulo escreveu: “o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”. Tito 2:14

Remindo-nos deste mundo mau Ele nos capacita para ter entrada no Reino dos Céus. Está disposto a aceitar o convite de Jesus “crede no evangelho? está disposto a deixar a luz raiar na sua vida e conduzir sua vida de acordo com os princípios do Reino de Deus?

Acredite: Ele veio endireitar e arrumar tudo o quanto foi bagunçado por satanás e por nós e estabelecer um Rino eterno de felicidade. 

 

SCT

Partilhar com os amigos

Artigos Relacionados